Os fascistas no poder

Mesmo não tendo uma doutrina firme, sendo inclusive, contraditórios na maioria das vezes, os fascistas passaram de 200.000 em 1919 para 300.000 em 1921.Os fascistas aproveitaram-se da anarquia reinante na Itália para se impor. Atacavam socialistas e comunistas, organizavam "expedições punitivas" e exaltavam a violência em nome do nacionalismo.


Em Julho de 1922, a violência fascista evitou uma greve geral, decretada pelos partidos de esquerda. Foi então preparado um golpe de força que seria apoiado militarmente por uma marcha sobre Roma.

Em 26 de Outubro, Mussolini exigiu o poder ao Rei Vítor Manuel III, e foi encarregado de organizar um ministério, onde foram introduzidos vários simpatizantes do fascismo.

A partir deste momento, os fascistas detinham muitos poderes, apesar de o governo manter as aparências, continuando a existir a Câmara dos Deputados e o Senado, e, de todos os 14 ministros, somente 4 serem fascistas.E, nas eleições de 1924, quando os fascistas obtiveram 3/4 dos votos, os métodos para chegar a este resultado foram muito violentos.

Já em 3 de Janeiro de 1925, Mussolini estabeleceu um regime totalitário de governo. A oposição foi eliminada, a constituição reformada, desapareceram o Senado e a Câmara dos Deputados. Foi estabelecida a linha única de candidatos e apenas um partido continuou a existir.

Assim, Mussolini, chefe do Partido Fascista, tornou-se ditador absoluto da Itália (Duce).

agradecimentos: boozers





Nenhum comentário: