As Realizações do Fascismo


Desde 1870, as relações entre a Igreja e o Estado estavam abaladas. Mas, com o Tratado de Latrão, Mussolini resolveu o problema. O papado teria uma compensação financeira pela perda dos seus territórios; o casamento civil seria equiparado ao religioso e o ensino da religião católica seria obrigatório em todas as escolas.

Para Mussolini, foi uma ótima jogada política, pois atraiu os católicos para o seu partido. Mas ainda não satisfeito, continuou vigiando as publicações da igreja.

O estado foi organizado corporativamente: todos os profissionais estariam agrupados numa corporação, desde patrões até empregados. Greves eram proibidas e todos os problemas eram enviados ao Estado. Assim, as corporações tendiam a constituir um fator de cooperação entre as classes, e não de briga entre elas.

A economia italiana teve mudanças somente na fachada, já que todas as categorias profissionais passaram a ser representadas em uma Câmara das Corporações.

Já na política demográfica, o governo estabeleceu vantagens para as famílias numerosas, por que a expansão italiana deveria ser assegurada por uma população forte. Mas a reação demográfica foi reduzida: a natalidade cresceu pouco, declinando apenas os índices de mortalidade e emigração.

Para resolver o problema econômico, foram iniciados grandes trabalhos públicos: auto-estradas, aquedutos, edifícios habitacionais. A indústria foi dinamizada nos setores hidroelétrico, da construção naval, aeronáutica, automobilística, etc.

No setor agrícola, a batalha do trigo aumentou a produção de 46 a 65 milhões de quintais, permitindo à Itália dispensar importações do produto.

Dessa forma, o governo fascista de Mussolini procurou conduzir a Itália pelo caminho do desenvolvimento econômico. Contudo, apesar de aumentados pela propaganda, os resultados dos primeiros anos pareciam bastante modestos, se comparados com o programa apresentado inicialmente.

agradecimentos: boozers

9 comentários:

Anônimo disse...

Aprovado o Blog, vejo como uma forma de adicionar a tecnologia na Educação.
Parabéns pela iniciativa, seria interessante depois trocar estes conhecimentos com outras escolas.

Anônimo disse...

SEUH FILHA DA PUTA ...

NAUM MI AJUDOU NADA ...

BLOG FUDIDO !!!

A BUCETA DA SUA MÃE !

Anônimo disse...

SEUH FILHA DA PUTA ...

NAUM MI AJUDOU NADA
vai tumar no seu Cu

Anônimo disse...

muito interesante seu blog, continue assim =]

Mateus Mantoan disse...

Olá gente, o blog acabou, mas ainda serve como uma ótima fonte de pesquisa, recebo comentários nesse blog até hoje, quanto as comentários que desmoralizam esse blog, creio que o "fudido" seja essa pessoa incrívelmente covarde.

Anônimo disse...

NAO AJUDA EM NADA ESSE BLOG DO CARALHO

VOCES NAO PASSAM DE GAYS

Punheta seca disse...

Obrigado, ajudou muito seu viado fodido -.-

CHUPA-ME O CU LAMBEDOR DE PISSAS

Thai disse...

Obrigado pela ajuda!

Unknown disse...

obrigado